domingo, agosto 06, 2006

Universidade pra que te quero?!


Em mais uma virada de semestre, novos alunos adentram nas universidades públicas federais e estaduais com grandes expectativas em relação ao curso no qual estão ingressando e até mesmo com o cotidiano universitário ao qual, daquele momento em diante, estarão inseridos.

De acordo com a versão digital do dicionário Aurélio a definição da palavra universidade é seguinte: “Instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades (...) para a especialização profissional e científica, e tem por função precípua garantir a conservação e o progresso nos diversos ramos do conhecimento, pelo ensino e pela pesquisa.”

Mas qual a verdadeira função da evolução desse conhecimento processado em tais instituições, se ele não for aplicado em benefício da sociedade? Exatamente porque é essa mesma sociedade que arca com os custos da universidade...

Contudo e infelizmente, muito daqueles que entram nas universidades públicas vem com o objetivo tão somente de crescer individualmente. Não que isso seja um crime, pois para se entrar numa instituição de nível superior de qualidade e gratuita é necessário muita força de vontade e dedicação, e não há problema algum em querer uma recompensa por todo o esforço empregado.

Todavia, esse sentimento unilateral e egoísta que está arraigado em nossas entranhas desde muito tempo, precisa se dissipar e dar lugar a uma perspectiva mais ampla da sociedade e da nossa responsabilidade para com ela.

Que as universidades, sendo federais ou estaduais – não importa – possam ser, além de berço para novos conhecimentos e conceitos, um ponto de convergência de interesses do todo em detrimento das partes.

Então que os “calouros” e “veteranos” possam refletir sobre suas posturas individuais e sobre a importância da participação nas atividades universitárias, para que este conceito de global de coletividade venha efetivamente a fazer parte da universidade, e não fique apenas nas páginas de um dicionário.

10 comentários:

Anônimo disse...

Aeee Brunoo como sempre muito massa aí seu txt!!! ahhh concordo contigo ser universitário não é só frequentar,é fazer bom uso desse lugar q a gente conquistou d uma forma longe d t sido fácil, ateh pq tem uma galera q tenta, mais fica d fora!!Então a gente tem mais eh q fazer valer a pena!!(adoooro essa frase)kkk Pois eh, mandoh bem..classmate!!

Anônimo disse...

Muito bom o texto, realmente muitos que conseguem entrar na Universidade têm um pensamente pequeno em relação a grande conquista que é entrar em uma Universidade pública, e ainda por cima ter as decepções com o ensino púlico.

Valeu Bruno, ainda vejo vc no lugar de Wiliam Boner.

bj

Anônimo disse...

Oi Bruno, pois é to entrando agora na universidade e espero que minhas expectativas sejam correspondidas!

Muito legal seu blog,aparecerei sempre por aqui!!

Abração do calouro victor Lyra.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, a universidade é o sonho da maioria dos rasileiros, o ruim é que nem todos sabem valorizar devidamente o objetivo tão sonhado.

Anônimo disse...

Ser universitario eh ser tanta coisa minha gente... eh ser estudante, ser guerreiro, ser batalhador, ser corajoso , ... tudo isso e muito mais multiplicado por tres mil vezes quando se trata de uma federal sem muitas estruturas, mas sou defensor da ideia de que o aluno tem que fazer valer a vontade que ( entende-se) tem de ser um bom profissional ... acho que a estrutura e a qualidade de professores e da estrategia de ensino contam muito sim, mas aprender a ter a ideia de que na universidade ( difetente da escola) naum tem muita gente " ai pra gente naum" , somos nos que temos que lutar e correr atras de uma base academica e de experiencia para que possamos ser bons profissionais no futuro... falo por mim e pelo que vejo em meu curso , falo pelo que estou vivendo.


bruno, seu texto, pra variar, tah muito bom! parabens e continua mandando assim vei! sou teu fã! abração e parabens de novo! ; )

Anônimo disse...

Esse mininu vai longe =)

Tah de parabéns! A abordagem do texto é ótemaaa p causar reflexão nos interessados. E bom é pensar um pouquinhu nas atitudes individuais, o quanto elas refletem no contexto social.

=***

Ah, kero ver atualizaçoes semanias viu?!?!?! hheheehhe

Anônimo disse...

É..tem gente que depois que entra relaxa, sei lá, perde o entusiasmo. mas é isso aí, vai entender a cabeça deles...

Muito bom o texto viu bruno...
Continua asim vc vai longe!

Anônimo disse...

Opa!!
sou um calouro teu! ahuhahua
ví o link do blog la na nossa comunidade ''jornalismo 2006.2''
enfim, li o texto e não pude deixar de dizer que gostei muito! parabens! =D

abraço, t cuida!

Anônimo disse...

Bruninho,

Vc ja viu como esta nosso novo setor e corredor?! Novinho mesmo... agora vamos zelar ne?! E nós, veteranos e calouros, temos q agora levantar o nome do nosso curso de uma vez por tds!!!!

Bjao!!!

Sílvia Miranda disse...

Realmente esse individualismo dos universitários acabam por prejudicar a eles próprios, até porque a sociedade age em conjunto, o individualismo nada produz.

Acho que é importante participarmos das atividades universitárias, para aprendermos a trabalhar com todo tipo de gente, até porque no mercado de trabalho não sabemos com quem vamos lhe dar, então temos que estar preparado para tudo isso...

Ótimo texto! Beijão